O Novo Whitney

-1x-1

Pela primeira vez desde 1966 um dos quatro maiores museus de Nova York vai se mudar de “casa”. Os integrantes do Big Four são: Metropolitan, MoMA, Guggenheim e Whitney. O último a peregrinar na década de 1960 foi o próprio Whitney, que saiu da Rua 54 com toda a sua coleção de arte dos Estados Unidos, para a Madison Avenue, no então hiper moderno prédio de Marcel Breuer, expoente da Bauhaus e um dos nomes mais importantes quando o assunto é arquitetura e design.

O novo Whitney foi inaugurado em Maio desse ano e agora está no Chelsea, o coração do gallery district, na base do High Line. O prédio é projeto de um dos meus arquitetos preferidos, o italiano Renzo Piano, responsável por importantes marcos da arquitetura contemporânea como o Centre Pompidou em Paris, a loja da Hermès em Tóquio, e a Fundação Beyeler na Basiléia.

Piano deu formato de navio ao novo Whitney, talvez seja por sua proximidade ao Rio Hudson e pelo fato de estar localizado em frente ao píer onde desembarcaram os sobreviventes do naufrágio do Titanic em 1912.

Em oposição ao projeto hermético de Breuer na Madison, onde quase não haviam janelas e as “estrelas do show” eram somente as obras de arte, o recém-chegado Whitney deixa a cidade de Nova York em exposição permanente junto com as obras. Estou muito curiosa para conhecer!

 

-1x-1-5

Félix González-Torres

-1x-1-1

O novo Whitney: projeto do arquiteto italiano Renzo Piano no coração do gallery district no Chelsea

-1x-1-2

A escultura de cinzeiro de Claes Oldenburg e a família “lego” de Marisol Escobar, no fundo tela de Alex Katz

-1x-1-3

Esculturas de Scott Burton

-1x-1-6

Obra “We Don’t Need Another Hero” de Barbara Kruger sobre “He Kills Me” de Donald Moffett

-1x-1-4

Esculturas de Scott Burton

-1x-1-7

Instalação de Donald Judd

-1x-1-8

Obras de Frank Stella e Ellsworth Kelly

 

Meu ídolo e enfant terrible das artes, Jerry Saltz, declarou que o Whitney tem o equilíbrio perfeito entre arte histórica e contemporânea. Isso se dá pelo acervo de mais de 21.000 obras de mais de 3.000 artistas dos séculos XX e XXI.

 

America Cavaliere

 

 

Photographer: Taylor Jewell/Bloomberg Business

99 Gansevoort St, New York, NY 10014, Estados Unidos

+1 212-570-3600

whitney.org/